Fundamentos do Desenho Realista para Iniciantes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Neste artigo, vou falar sobre os fundamentos do desenho realista para iniciantes.

Até o final do post, você saberá os conceitos básicos sobre esse estilo de desenho que já conquistou seu espaço no mercado do desenho artístico e no coração dos desenhistas.

Por que Conhecer os Fundamentos do Desenho Realista?

Por trás de toda a beleza que se vê em um retrato realista, existem conceitos e técnicas que dão vida ao desenho, criando a sensação de que o rosto está “saindo” do papel.

Esse efeito de profundidade no papel (tridimensionalidade) é apenas parte da teoria que trago hoje para você…

Apenas parte dos fundamentos do desenho realista com que todo iniciante deveria ter contato antes de fazer seu primeiro rabisco.

Você vai perceber que fazer artes realistas tem mais a ver com conhecer técnicas e conceitos do que com ter nascido com dom para desenhar.

Por Onde Começar no Desenho Realista?

Muitas pessoas sentem-se perdidas quando estão iniciando no mundo do realismo.

Mas fique tranquilo porque é mais que natural quando se escolhe aprender algo novo.

Até o final deste artigo, você saberá quais passos dar para aprender a fazer retratos realistas, mas com a base teórica para avançar com mais velocidade e confiança.[/vc_column_text][vc_column_text]Então, se você quer aprender mais sobre esse incrível estilo de desenho, mas não sabe por onde começar…

Valerá a pena ler os fundamentos do desenho realista para iniciantes até o fim.[/vc_column_text][vc_column_text]

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Desenho Realista: Pura Sedução

O desenho realista é um dos estilos que mais seduzem os olhares dos apreciadores de arte.

Porque é capaz de exercer um inexplicável fascínio em pessoas de todas as idades e culturas.

Desperta o interesse de uma legião de iniciantes no desenho, até mesmo de pessoas que nunca se imaginaram desenhando na vida.

Por esse motivo, resolvi falar sobre ele hoje no nosso blog.[/vc_column_text][vc_single_image image=”47972″ img_size=”large” add_caption=”yes” alignment=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Fundamentos do Desenho Realista para Iniciantes

Sendo muito, mas muito simplista mesmo, nossos olhos captam luz e o cérebro processa características dessa luz.

Por exemplo, intensidade e frequência, convertendo-as em imagens tridimensionais (3D) .

O mundo como o conhecemos é TRIDIMENSIONAL, como o cubo da imagem abaixo.

Mas o papel é uma superfície, como o quadrado dessa mesma imagem…

E superfícies são bidimensionais .[/vc_column_text][vc_single_image image=”47215″ img_size=”large” alignment=”center” css=”.vc_custom_1586179503287{margin-bottom: 10px !important;}”][vc_column_text]Isso significa que precisamos criar artifícios para simular a profundidade – a terceira dimensão – no papel.

Mas como fazer isso?

Quais elementos usar em um desenho para que ele se pareça com uma foto?

Vou usar a imagem abaixo para explicar os fundamentos do desenho realista para iniciantes nesse tipo de arte.

Claro, também para quem já tem uma certa experiência.

Nós temos um exemplo do que é um desenho com aspectos 2D e outro com características 3D.

Vamos entender melhor cada um deles?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”47221″ img_size=”full” add_caption=”yes” css_animation=”bounceInLeft”][vc_column_text]

Desenho com Aspectos Bidimensionais (2D)

O desenho 1 nos traz diversos aspectos de uma imagem 2D:

  • Aparência “chapada” (plana) bem característica de desenhos no estilo cartum, quadrinhos, charge;
  • O desenho confunde-se com o próprio papel, como se os dois fossem um parte do outro por não apresentar volume;
  • Linhas de contorno evidentes, fortes;
  • Ausência de áreas de contraste.

Agora preste atenção ao desenho 2.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Você concorda que, desta vez, a imagem aparenta “saltar do papel”, como se tivesse vida própria?

Então o que nos faz perceber a segunda imagem como mais realista que a primeira?

Vou citar algumas, afinal há muitas características capazes de criar a ilusão de realismo, de profundidade.

Características dos Desenhos Realistas (Tridimensionais [3D])

Linhas de Contorno Sutis

Em raras ocasiões, você encontrará linhas ou traços bem marcados em um desenho realista.

Não que não possam existir, mas são usadas em casos bem específicos…

Como uma exceção à regra.

O que se vê mesmo são manchas no papel em vez de linhas de contorno.

Quer saber por que não usamos linhas fortes em volta de objetos, pessoas etc.?

Então sugiro agora que escolha um objeto próximo a você.

Olhe para ele por apenas alguns segundos. Volte seu olhar para os extremos desse objeto.

Agora me responda: você viu linhas de contorno fortes?

Ou será que enxergou apenas transições suaves de luz indicando onde termina o objeto e começa seu plano de fundo?

Para o realismo, tudo é uma questão de luz e de sombra, o que me lembra o conceito de chiaroscuro criado por Leonardo Da Vinci nos idos do Renascimento.

O chiaroscuro define os objetos representados sem usar linhas de contorno em todo o perímetro, mas principalmente pelo contraste entre as tonalidades do objeto e do fundo.

Wikipedia

Uso da Escala Tonal

No desenho 1, você encontra, basicamente, o preto das linhas de contorno do cavalo e o branco que representa sua área interna.

Já no desenho 2, o cavalo é todo criado com uma gama rica de tonalidades.

Além do branco e do preto (aqui representado por um cinza bem mais escuro), você usa os chamados meios-tons.

Desse modo, acessa uma variedade incrível de tons de cinza que estão entre o branco e o preto.

Como resultado, temos uma escala tonal que permite transições suaves entre as cores, exatamente como acontece no mundo real.

Veja o exemplo de uma escala tonal criada a partir das graduações de lápis a grafite.

Fundamentos do Desenho Realista para Iniciantes: a Escala Tonal segundo as Graduações de Lápis a Grafite

Talvez você queira aproveitar o exemplo acima para exercitar a escala até que cada tom esteja o mais parecido possível com o da imagem.

O Contraste e a Profundidade

Transições suaves fazem do cavalo 2 um desenho com texturas bem realistas.

Porém precisamos adicionar outro ingrediente à mistura.

Objetos do mundo real aparentam ter VOLUME.

Lembra que falei sobre a terceira dimensão – a profundidade?

Ela é uma das formas de criarmos volume em um desenho.

Por exemplo, queremos ressaltar a musculatura do cavalo no desenho 2.

Podemos fazer isso criando um contraste maior entre duas áreas próximas.

Contrastando essas áreas, ressaltamos tanto a musculatura do animal como seu próprio contorno.

O melhor de tudo: sem precisarmos traçar linhas para isso.

Como PROFUNDIDADE é um tema campeão de audiência do desenho realista…

Faço questão de lhe contar algo a mais sobre esse conceito…

Mas recorrendo à Ciência.

A Sensação de Profundidade e a Ciência

Segundo os cientistas Stephen L. Macknik e Susana Martinez-Conde, a noção de profundidade é resultado de cálculos realizados pelo cérebro baseados em diversas regras.

Para simplificar a compreensão, vou citar apenas três dessas regras:

Perspectiva

Linhas paralelas parecem convergir à distância.

Quanto mais distante dos olhos, mais elas tendem a se aproximar uma da outra.

Preste atenção aos trilhos desta imagem:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”47229″ img_size=”large” alignment=”center”][vc_column_text]Eles aproximam-se um do outro na medida em que se distanciam dos olhos do observador.

O interessante aqui é entender que você pode usar o conceito de perspectiva quando quiser criar a sensação de tridimensionalidade nos seus desenhos.

Estereopsia

Ao olharmos para um objeto, enxergamos, ao mesmo tempo, duas imagens:

  • uma captada pelo olho esquerdo e;
  • outra pelo direito.

A distância entre eles proporciona pequenas diferenças entre as duas imagens obtidas.

Mas o suficiente para que o cérebro faça comparações tão úteis quanto nos informar a que distância estamos daquele objeto.

E assim agradecemos por não esbarrarmos nele enquanto andamos por aí.

Essa visão estéreo cria a sensação de espaço e de profundidade em relação a tudo o que vemos no mundo real.

Tudo o que precisamos fazer é aplicar esse conceito no desenho para criar o efeito de profundidade e torná-lo mais realista.

Sombreamento (claro-escuro)

O contraste de um objeto em função da posição da fonte de luz.

Vou citar uma das que você mais usará no desenho realista.

Sombreamento usando a Escala Tonal: claro-escuro

Falei sobre este assunto antes, mas vou reforçar seu entendimento porque o sombreamento é um dos fundamentos do desenho realista para iniciantes ficarem de olho.

É uma das técnicas mais usadas pelos artistas do realismo para criar a sensação de profundidade.

Vamos retornar aos desenhos dos cavalos que mencionei mais acima?

O desenho 1 foi construído a partir de linhas de contorno (pretas – ausência de luz) e de áreas internas (brancas – alta intensidade de luz).

Não há um tom intermediário – um cinza, por exemplo – que crie uma escala de transição entre o branco e o preto.

No desenho 2, não há esse contraste extremo.

A transição entre o branco e o preto é tão suave que mal se percebe onde termina um e começa o outro.

Podemos fazer duas observações aqui:

  1. O desenho realista usa e abusa de degradês: escala tonal com transições muito sutis.
    Quanto mais sutis, mais realista seu desenho será percebido.
  2. No desenho realista, salvo raríssimas exceções, usamos sombreamentos, “manchas” no papel em vez de traços de contorno.
    Os contornos também são sutis.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Lembre-se disto:

As pessoas verão “manchas” no papel em vez de bordas, de linhas de contorno.

A sensação de profundidade é criada graças aos degradês, às variações sutis de contraste, às variações quase imperceptíveis de intensidade de luz.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text]

Materiais de Desenho para Iniciantes

De início, você precisará, basicamente, de um a três lápis graduados, borracha e papel.

O esfuminho pode ser trocado por um lenço de papel, algodão ou até cotonete.

Quer conhecer uma lista completa de materiais? Já falei sobre eles neste artigo:

Materiais de Desenho que Todo Desenhista Precisa Ter.

Ao dominar as técnicas básicas do desenho, você vai querer explorar outros materiais e eleger seus preferidos.

Mas um passo por vez, combinado?[/vc_column_text][vc_column_text]

Qual o Próximo Passo Dar no Desenho Realista?

O objetivo principal de falar sobre os fundamentos do desenho realista para iniciantes foi o de revelar as bases do realismo a grafite como um primeiro passo nessa arte.

Há diversas maneiras de seguir evoluindo, inclusive assistindo a vídeos grátis na internet…

Mas como muitas pessoas me falam que perdem muito tempo buscando materiais sem começo, meio e fim…

Então resolvi aproveitar este artigo e deixar uma dica para quem quer aprender a fazer desenhos realistas.

E seguindo um método que funciona de verdade

Mesmo se você estiver iniciando agora.

Mas preciso ser muito sincero com você antes.

Nenhum curso funcionará se não houver dedicação e comprometimento com seus resultados.

Então…

Se você não estiver disposto a colocar em prática o que vai aprender nenhum curso funcionará para você.

Será mera perda de tempo e de dinheiro.

E não quero isso para você.

Mas…

Se você quer aprender de verdade, então continue comigo só mais um pouco…

Porque você se surpreenderá com a qualidade dos desenhos que poderá fazer dentro de pouco tempo:

Um, dois, três meses… dependerá do seu tempo de estudo e de prática.

O curso que tenho recomendado se baseia em um método comprovado de ensino…

Criado para quem quer começar do zero mesmo, ainda que você não tenha nascido com dom para desenhar.

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