Caricatura - Estilo de Desenho que Gera Renda Extra

Quem não admira uma caricatura, esse estilo de desenho que destaca com humor as características mais marcantes das pessoas…

E que tem espaço garantido em capas de revista, posts em redes sociais e web sites. Além disso, fazer desenho de caricatura também é perfeito para ganhar dinheiro criando caricaturas online ou para fazer renda extra com suas artes.

O Que é Caricatura?

Segundo a Wikipédia, a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

E é justamente o que esse estilo de desenho retrata: exagero ao representar as características marcantes de uma pessoa ou mesmo de um grupo social.

As caricaturas são marcadas, também, pelo tom humorístico ou sarcástico que os traços exagerados causam à imagem retratada. Políticos e outras celebridades que o digam.

Essas características tanto podem ser físicas (olhos, boca, nariz) como comportamentais (vícios, qualidades, defeitos).

A caricatura é o espelho que engrossa as feições e torna os objetos mais salientes.

Eça de Queiroz

Qual a Diferença entre Caricatura e Fan Art?

Alguém falou pra você que fez a caricatura do Super-Homem, da Elsa ou do Goku? Saiba que essa pessoa criou, na verdade, uma fan art (ou fanart), nome dado a uma arte feita pelo fã de algum personagem de livro, jogo, revista em quadrinho etc.

Ah! Se você quer aprender a desenhar animes, mangás e fanart sem precisar copia seus personagens favoritos, clique aqui.

Quando falamos sobre desenhos de caricatura, estamos nos referindo sempre à representação de uma pessoa real.

O Caricaturista é, Antes de Tudo, um Bom Observador

Um desenhista de caricatura deve desenvolver seu senso de observação para descobrir os principais traços físicos e psicológicos presentes no seu cliente.

Se o cliente possui um nariz avantajado ou uma testa muito larga, esses vão ser os elementos que o caricaturista acentuará ainda mais. E se ele tiver um pescoço bem comprido?

Nesse caso, é bem provável que o desenhista de caricaturas tome emprestado o pescoço de uma girafa para enfatizar essa característica.

Da mesma forma, se o nariz for bem pequeno, talvez você precise de uma lupa para enxergá-lo quando a caricatura estiver pronta.

História da Caricatura

A primeira caricatura como arte foi produzida pelo pintor italiano Annibale Carracci no final do século XVI.

Nessa época, a Europa Renascentista cultuava a beleza clássica, idealizada: o respeito absoluto às proporções humanas.

Mas Carracci resolveu fazer uma série de obras satíricas contrastando com todo esse ideal Clássico de beleza. Desproporção deu o tom as suas artes, assim como “caricatura” deu nome a esse estilo inovador de representar pessoas.

Caricatura de Annibale Carracci
Caricaturas de Annibale Carracci

Primeiro Desenho de Caricatura no Brasil

No Brasil, a primeira caricatura foi publicada em 25 de julho de 1822 no periódico pernambucano “O Maribondo” por um artista anônimo.

Ele retratou um enxame de maribondos (os brasileiros) atacando um corcunda (representando os portugueses) como uma crítica política às vésperas da nossa “independência”.

A imagem foi descoberta pelo historiador Luciano Magno, autor de “A História da Caricatura Brasileira”.

Até então, a primeira caricatura tupiniquim era considerada uma charge política de Manuel de Araújo Porto-Alegre do ano de 1836.

Mesmo com essa descoberta, Araújo Porto-Alegre não perdeu a majestade. Continua sendo considerado o primeiro caricaturista brasileiro. Sua produção foi bem consistente e, antes dele, havia apenas artistas anônimos.

Deixou tanto caricaturas políticas (charges) como caricaturas pessoais (retratos fisionômicos) como legado.

Destaques Brasileiros na Caricatura

O Brasil é um celeiro de artistas e não daria para citar todos os caricaturistas que se destacaram nesse estilo de arte, mas aqui vão alguns nomes que tornaram a caricatura no que ela é hoje:

Henrique Fleiuss, Max Yantok, Millôr Fernandes, Lan, Chico Caruso, Cássio Loredano, Angelo Agostini, Cláudio Paiva, Angeli, Glauco Villas-Boas, Laerte, Ziraldo, Jaguar e Henfil, entre outros.

Características do Desenho de Caricatura

Dicas para Criar uma Boa Caricatura

Use uma Boa Foto como Modelo

Prefira uma com detalhes nítidos. Foto com alto contraste facilitará seu trabalho na criação da caricatura.

Enfatize Elementos Marcantes

Explore o que for mais marcante na pessoa. Esses detalhes vão atrair olhares para o seu desenho.

Preserve a Essência do Modelo

Quem olhar para a caricatura, precisa reconhecer a pessoa que foi desenhada. Tome cuidado para não se perder ao exagerar os traços.

Exagere!

Aumente o que for grande; diminua o que for pequeno no rosto de que está sendo retratado. O resultado será surpreendente.

Cabeça x Corpo

Se estiver criando uma caricatura de corpo inteiro, desenhe a cabeça muito maior do que o corpo retratado.

Menos é Mais

Simplifique. Use poucos traços ao criar uma caricatura. Apenas as linhas essenciais do desenho devem estar presentes.

Galeria de Caricaturas

Que tal apreciar algumas caricaturas observando os detalhes que eu falei ao longo da página?

Os desenhos a seguir foram divulgados na página Trilhas da Arte no Facebook.

Se ainda não conhece a página, que tal curtir e acompanhar a galeria de artes e artistas que postamos lá?

Publicidade