Este é um dos Maiores Segredos para Você Aprender a Desenhar

[vc_row css=”.vc_custom_1444959858694{margin-top: 0px !important;margin-bottom: 0px !important;}”][vc_column][vc_column_text]Na página Trilhas da Arte, no Facebook, recebo muitas mensagens de pessoas querendo aprender a desenhar ou mesmo melhorar seus desenhos.

Costumo dar algumas dicas, mas, de todas, esta é a que considero a mais importante. Tanto que falei sobre esse segredo na primeira dica do artigo 10 dicas poderosas para você desenhar melhor.

Como o Cérebro Processa o que Vemos?

Percebemos o que nos cerca por meio dos nossos sentidos. Nesse caso particular, recorremos a nossa visão.

A luz (estímulo) sensibiliza nossos olhos e é transformada em impulsos nervosos que são direcionados ao cérebro.

Ele interpreta tais informações considerando nossas experiências anteriores a respeito do que está sendo visualizado. É assim que o objeto visto passa a ter um significado para nós.

Experimente olhar por apenas 10 segundos a maçã da imagem a seguir.

Como você a percebeu?

Saborosa, suculenta? Suas cores chamaram sua atenção? Deu água na boca ou não despertou qualquer interesse?

Para você responder essas perguntas, seu cérebro precisou receber algumas informações visuais (forma, volume, textura, cores).

Em seguida, comparou esses padrões com outros presentes na sua memória.

Assim, seu cérebro foi capaz de identificar a maçã. Foi ele, também, que provocou em você alguma sensação (expressão facial de que não gostou, desejo de mordê-la, vontade de apreciá-la etc.).

Suas experiências anteriores (se você já havia provado uma antes e se gostou do seu sabor, por exemplo) foram consideradas nesse processo.

Aprender a Desenhar tem a ver com a Atenção aos Detalhes

Você observou a maçã por 10 segundos, certo? Percebeu como ela foi iluminada? Notou a intensidade e a direção da sombra criada?

E os diversos tons de vermelho que compõem a textura de sua casca?

Desenhar é transportar suas ideias, sua visão de mundo para um papel ou para qualquer outro suporte.

Quanto mais detalhes de uma imagem você for capaz de enxergar, melhor seu cérebro tratará os estímulos recebidos.

Como resultado, sua arte apresentará informações que poucos teriam notado olhando para a mesma imagem de referência.

Lembre-se sempre de que aprender a desenhar está intimamente relacionado a aprender a ver.

Aprender a Ver para Aprender a Desenhar

E aqui está o grande segredo!

Para captar detalhes e enxergar além dos conceitos que uma imagem representa, é fundamental aprender a VER.

Que tal observar a próxima imagem por alguns segundos? Ela ajudará você a ver de verdade.

É bem provável que você diga que viu uma boca feminina com batom claro cujos lábios estão quase totalmente fechados.

A maioria de nós possui como lado dominante do cérebro o esquerdo e essa é uma interpretação típica dele.

Sua especialidade é analisar e criticar o que encontra a sua frente, raciocinar, fazer contas, interpretar e enxergar o todo. Ele está mais preocupado com significados do que com formas.

E o que mais importa para ver com olhos de desenhista é perceber formas, não conceitos; enxergar as partes desse todo, não apenas o todo. É ver, mas sem querer interferir no que vê.

O lado direito do seu cérebro estará atento às linhas, curvas, enfim, formas dessa mesma fotografia.

Sua descrição também se baseará nas luzes, sombras, cores, posições e dimensões de cada um dos seus elementos.

Agora vamos aprender na prática como ver o que realmente precisa ser visto.

Observe Novamente a Imagem

Uma referência auxilia você tanto no processo de criação de um desenho como no próprio desenho de observação.

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Onde Encontrar as Melhores Imagens para Desenho (Sem Direitos Autorais).

Por enquanto, vou mostrar a você como olhar a mesma imagem com olhos de desenhista.

Reduzindo a Imagem a suas Formas Básicas

Para aprender a desenhar, entenda que tudo o que existe na natureza pode ser desenhado a partir de três formas básicas (quadrado, triângulo e círculo) e de suas variações.

Por mais complexa que pareça sua imagem de referência, o segredo é reduzi-la a essas formas para simplificá-la.

Assim, a boca da nossa imagem pode ser vista dentro de um retângulo com uma largura de aproximadamente o dobro de sua altura (linhas verdes).

Ele é dividido ao meio tanto por uma linha vertical como por outra horizontal.

Agora você só precisa traçar as curvas tomando por base os quatro retângulos menores (A, B, C e D) criados. Esse processo é válido para qualquer elemento que pretenda desenhar.

Claro que as dimensões exatas dependerão da referência escolhida.

Identificando as Áreas de Sombra em uma Foto

O que diferencia um círculo de uma esfera? Basicamente, o contraste de diversas intensidades entre áreas de luz e de sombra presentes na superfície da esfera.

Essa variação tonal provoca uma sensação de volume. Já o círculo recebe luz homogeneamente, daí sua aparência “chapada”, sem qualquer efeito de profundidade.

Na nossa referência, destaquei com marcadores amarelos diversas áreas de sombra, que dão a ideia de volume ao contrastarem com regiões de luz.

Entre os lábios, não incidiu luz alguma no centro e pouquíssima nas extremidades. Aí estão as áreas mais escuras da nossa imagem.

Preste atenção à sombra que se forma abaixo do lábio inferior. Ela é forte no centro e vai perdendo intensidade ao aproximar-se de suas extremidades.

Perceba que há um leve sombreamento da metade para baixo do lábio superior, uma vez que a luz incidiu mais em sua área superior.

O lábio inferior foi bem iluminado. Há, apenas, alguns pontos de pouca luz que ressaltam seu relevo.

Identificando as Áreas de Luz na Imagem de Referencia

Aprender a ver com olhos de desenhista também é procurar identificar áreas com incidências maiores de luz. Para representá-las, você pode aproveitar o próprio branco do papel.

Usei marcadores pretos para indicar alguns desses pontos na nossa referência. Observe a área localizada logo abaixo da sombra projetada pelo lábio inferior.

Ela recebeu luz e contrastou com a sombra dele, dando ideia de recuo da área sombreada e de projeção, de avanço do trecho iluminado.

Logo acima do lábio superior, também você deve ter notado outra incidência acentuada de luz, embora ocupe uma área pequena.

Por receber mais luz, o lábio inferior apresenta vários pontos iluminados, principalmente na sua região central.

Aprender a Desenhar Também tem a ver com Identificar Texturas

A superfície da nossa referência é completamente marcada por sulcos, ranhuras, rugas. Essas irregularidades ampliam a ideia de relevo criada pelo contraste entre claro-escuro (luz e sombra).

Note o marcador que se encontra mais à direita. Ele revela um dos sulcos que reflete luz. Já o marcador localizado no centro do lábio inferior indica um dos sulcos que não recebeu luz.

Por último, repare que as marcas são bem superficiais. Para representá-las, procure fazer pouca pressão no papel para não marcá-lo.

Eu poderia ter falado sobre cores, proporções e alguns outros aspectos relacionados a essa imagem, mas o artigo se alongaria muito.

O objetivo aqui é o de despertar em você um novo senso de percepção para que aprenda a desenhar de um jeito diferente.

Mas se não tem conseguido aplicar com facilidade os conceitos do desenho no papel e está encontrando dificuldade em avançar para o próximo passo…

Talvez seja necessário aprender a ver diferente, como falei no decorrer do artigo.

E há um método por trás de um bom desenho porque o MÉTODO ensina COMO FAZER algo repetidas vezes.

Com ele, você ganha a segurança em reação a quais materiais usar, à pressão do lápis no papel, como aprender a ver a imagem de referência etc.

Depois que você domina esse método, você conquista a liberdade de desenhar qualquer coisa com facilidade e agilidade.

Se você ainda não conseguiu fazer seu primeiro desenho ou se não está conseguindo melhorar os que já faz, mesmo vendo vídeos gratuitos na internet, é muito provável que vá avançar muito usando este aqui:

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Bom… Espero que você tenha gostado das dicas e que tenha percebido a importância de ver o que a maioria das pessoas não percebe ao olhar uma imagem.

Mais uma vez, para aprender a desenhar é fundamental aprender a ver.

Até a próxima![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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