COMO O DESENHO PODE TORNAR SUA VIDA MELHOR

O desenho é uma das mais antigas e eficientes formas de linguagem, inclusive falei sobre isso neste post. Consegue transmitir sentimentos, desejos e emoções sem que você precise emitir uma só palavra: pura comunicação não verbal.

Desenhar é uma experiência gratificante e instrutiva, que tem muito a ensinar sobre relaxamento e concentração. Ah! Você também vai passar a ver pessoas e objetos com um novo olhar.

Prepare-se para uma bela jornada. No início, serão apenas rabiscos em diversas camadas, talvez até incompreensíveis.

Com o passar do tempo, sua mão conquistará novas habilidades, produzindo traços firmes e precisos. Vai começar a perceber o lápis como uma extensão da sua mão.

A partir daí, você ganhará mais e mais elogios por cada desenho que executar. Sua visão de mundo, sua expressão e seus sentimentos estarão muito bem representados neles.

Um Alívio para a Mente e para o Corpo

O que acontece quando você assiste a um bom filme? Provalmente, sua atenção está tão focada na tela que você parece participar das cenas, não é verdade? Parece estar em uma outra dimensão. E está mesmo!

Esse efeito “mágico” também é sentido quando se desenha. Você mantém o foco na execução de uma tarefa prazerosa, e mente e corpo relaxam. Nada de estresse. Tudo zen!

Só um detalhe: ao desenhar, procure um lugar tranquilo e dê um descanso ao seu celular e às redes sociais.

Voe, mas Voe Alto!

Assim como um bom livro, o desenho é um passaporte para o mundo da fantasia, da imaginação e dos sonhos.

Quando você, com o seu olhar, com suas experiências e com suas percepções entra em contato com esse sonhar acordado, maravilhas acontecem.

Você sente paz, tranquilidade e alegria e pode, sem preconceitos nem regras, transformar seu papel em um espaço todo seu.

Não Existe Idade para Ser Feliz

O desenho traz benefícios para você SEMPRE! Sabe por que? Independente da sua idade, sua criança interior está sempre pronta a tornar sua vida recheada de momentos felizes. E é justamente com essa criança que o desenho procura conversar e manter sintonia.

A agitação e o estresse do nossos dias tentam sufocá-la, mas o desenho tem outros planos para ela. Quer ouvir suas ideias e levar para o papel seus pensamentos.

Um Novo Desenho para seu Cérebro

Você desenvolve seu cérebro mais e mais quando dá a ele oportunidade de buscar o novo. É profundamente enriquecedor abrir espaço para ele aprender novos conceitos e vivenciar novas experiências.

O desenho, então, é um meio fantástico para você “redesenhar” o seu cérebro, estimulando-o a criar novas conexões.

A palavra-chave é DIVERSIFICAR. Uma boa dica é experimentar papéis de texturas que você nunca usou. Ah! Que acha de desenhar com lápis de uma marca diferente da próxima vez?

Não gosta de desenhar à caneta? Mantenha a mente aberta! É hora de testá-las também. Use canetas de espessuras variadas. Você pode, ainda, incluir no seu repertório pincéis e tintas de variados matizes. A intenção é estimular novas ideias e perspectivas.

É preciso ter Dom para Desenhar?

Você acha que só desenha quem tem dom? Esse é um dos mitos que rondam o mundo do desenho.

Não muito tempo atrás, eu mesmo achava que desenhar não era para mim. Acreditava que fazer arte não era “minha praia”, mas você vai perceber que sua evolução acontecerá antes do que imagina.

Guarde seus primeiros desenhos. Daqui a poucos meses, você vai ficar boquiaberto ao compará-los com que já estará fazendo.

Preciso lhe falar também que a ausência de um dom pode ser compensada conjugando-se três verbos:  conhecer, repetir e perseverar.

Busque conhecimento continuamente, pratique o que foi aprendido e faça das duas primeiras etapas um hábito, um círculo virtuoso.

Esse artista sabe muito bem como fazer qualquer pessoa aprender a desenhar. Ele tem ajudado muita gente a desenvolver as habilidades necessárias para o desenho realista a grafite e também colorido.

Mais Benefícios do Desenho

O artigo ficaria muito extenso se eu citasse todos os benefícios que o desenho pode proporcionar a sua vida, então separei alguns:

  • Ajuda você a ser mais criativo, ter mais paciência e disciplina
  • Tem ajudado muitas pessoas a vencerem a depressão e a ansiedade
  • Aprimora sua visão espacial
  • Aperfeiçoa sua coordenação motora
  • Estimula o autoconhecimento, a autoconfiança e o convívio social
  • Amplia sua bagagem cultural
  • Acrescenta a sua vida mais diversão e prazer
  • Gera uma renda extra, podendo até mesmo ser sua fonte única de renda

Como você percebeu, o desenho é muito mais que deixar traços no papel. Ele pode beneficiar sua vida de inúmeras maneiras, então aproveite. Curta cada minuto que você reservar para desenhar.

Quando você se der a chance de começar a aprender a desenhar, entenderá melhor tudo o que lhe falei antes.

Então vou ficando por aqui.

Achou este artigo útil? Deixe aqui embaixo seu comentário dizendo o que achou.

2 Comments

  1. Avatar Enaliane Alves disse:

    Já to amando, parabéns a vocês que realiza essa arte tão linda! Vou acompanhar!!!

    • Enaliane, que bom que está gostando. O site ainda está em teste, por isso, peço desculpas por ainda não estar tudo formatado, no devido lugar. Previsão de lançamento para o dia primeiro de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *