Materiais de Desenho que todo Desenhista Precisa Ter

Materiais de Desenho Básicos

Neste artigo, vou falar sobre os materiais de desenho que você precisa ter para começar sua jornada como desenhista.




Antes disso, vamos voltar no tempo alguns milhares de anos, para uma época em que nossos ancestrais levavam uma vida bem desafiadora.

Sem supermercados por perto, precisavam caçar para garantirem comida fresca pro seu grupo. Todo cuidado era pouco para que não virassem presa fácil.

Ainda por cima, sem TV, celular e internet wi-fi. Aposto que eles só não sentiriam falta do 3G.

Já imaginou o que essa turma fazia para relaxar? Nas horas de folga, alguns deles se distraíam desenhando e pintando. Na falta do papel, usavam as paredes e o teto das suas casas (cavernas) ou a de seus vizinhos (espero que não).

Desenhavam com galhos secos queimados (carvão) e usavam nas pinturas pigmentos obtidos de uma mistura de areia, sangue ou gordura de animal.

E meus amigos ainda se irritam quando não encontram um “simples” lápis de cor em uma loja.

Você Sabia? As representações artísticas pré-históricas realizadas em superfícies de cavernas ou em rochas a céu aberto são chamadas de arte rupestre.

Usei essa história para lembrar você que uma das mais antigas formas de arte era executada com materiais pra lá de primitivos.

Então você, definitivamente, não precisará de materiais caros e mirabolantes para começar a passar suas ideias para o papel.

Materiais de Desenho Básicos

Preparei uma lista com os materiais de desenho mais básicos. Vamos lá!

Lápis

Os fabricantes classificam os lápis de grafite com base em uma escala que vai do 9H ao 9B, como mostra a imagem abaixo. Em um outro artigo, falarei com mais detalhes sobre essas graduações. Importante agora é você saber que os lápis com graduação “H” são mais “duros” e produzem traços mais acinzentados. Os de graduação “B” deixam os traços mais escuros, tendendo ao preto, por serem mais “macios”. Existe, ainda, o “HB”, uma graduação intermediária, assim como o “F”.

Para começar, sugiro você adquirir três lápis, todos eles de uma mesma marca. Sugiro os da Faber-Castell, de boa qualidade e com preços menores (cerca de R$ 3,00 cada). Se quiser ousar um pouco mais, a marca alemã Staedtler dispõe de lápis muito bons, mas com preços mais elevados (cerca de R$ 8,00 cada).

Lápis 2H ou HB

Para fazer o esboço ou rascunho do seu desenho.

Lápis 2B

Para reforçar os contornos e criar sombras mais claras.

Lápis 4B

Para criar sombreamentos mais escuros.




Papel

Para os primeiros traços, qualquer papel, praticamente, pode ser seu bom companheiro. Você pode comprar blocos no tamanho A4 ou A5 ou até aqueles vendidos em resma em qualquer livraria.

Se for possível, também adquira um bloco de papel específico para desenho com gramatura de pelo menos 120 g/m². Sugiro o papel Dessin, mais conhecido como Canson, que é o nome do fabricante.

Há um tipo de papel indicado para cada técnica de desenho.

Borracha

Assim como nossos amigos anteriores, o lápis e o papel, a borracha tem seu lugar garantido nesta lista. As mais usadas no desenho são a limpa-tipos e a plástica, que você vê na imagem a seguir.

A limpa-tipos é maleável e parece com uma massa de modelar. Não borra nem danifica o papel. Como sugestão, você pode usar uma da marca Cretacolor. A plástica também é importante porque apaga traços mais fortes, podendo ser usada para criar efeitos de brilho nos seus desenhos. Uso uma da marca Staedtler, que me atende bem.

Esfuminho

O esfuminho é um bastão de papel prensado com ambas as extremidades no formato parecido com a ponta de um lápis. Se bem usado, dará um acabamento especial ao seu desenho. Você obterá texturas mais homogêneas e mais suavidade nas transições dos degradês.

Ele também é graduado, só que com números de 1 a 6. Quanto mais alto esse número, mais espesso ele será e maior a área que ele esfumará por vez. Para iniciar, recomendo que você compre pelo menos o de número 3, que é o tamanho médio.

Você Sabia? Para sombrear, esfumar seus desenhos, você pode também usar pincel macio, lenço de papel, algodão e até tecido, mas não recomendo espalhar o grafite com o dedo. Papel e suor não combinam.

Na medida que você avançar nos estudos do desenho, recomendo pesquisar e experimentar outros materiais de desenho para ampliar seu leque de técnicas.

A lista que apresentei foi bem básica e procurei tratar de materiais de desenho de baixo custo e de fácil aquisição.

Quero ver você no topo, então mãos à obra e até o próximo post!

Se este post foi útil a você, que tal recomendá-lo a um amigo? Também vou gostar de ler seu comentário aqui embaixo dizendo o que achou do artigo e quais materiais de desenho você costuma usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer aperfeiçoar seu traço?

   

Receba no seu e-mail dicas e truques grátis sobre desenho