Como Ganhar Dinheiro com Desenho

Como Ganhar Dinheiro com Desenho

Quem é apaixonado por desenho sabe como essa arte tem a capacidade de expressar sentimentos e de tocar as pessoas. É natural, então, que essa paixão se transforme em um hobby. Mas muitos me perguntam: como ganhar dinheiro com desenho?

Por que não tornar sua arte lucrativa divertindo-se enquanto trabalha?

É possível combinar o seu amor à arte com os rendimentos financeiros que ela pode lhe proporcionar. Você está nesse time que deseja trabalhar com desenho?

Então fica comigo até o final do artigo porque preparei uma lista de profissões relacionadas, direta ou indiretamente, a quem desenha. Uma delas, de repente, pode encantar você e lhe mostrar como ganhar dinheiro com desenho.

1. Artista Plástico

Desta lista, é o profissional que mais está ligado às artes. Como artista plástico, você pode trabalhar na criação de obras de arte aplicando as mais diversas técnicas.

Pinturas, desenhos artísticos, esculturas são apenas alguns exemplos. Considere, ainda, poder usar na sua produção artística todas as matérias-primas que sua criatividade alcançar.

Nessa área, você poderá expor e vender suas artes na internet, em galerias, salões, museus etc., lugares onde seus clientes em potencial costumam frequentar.

Também há espaço para trabalhar em museus, lecionar em faculdades e escolas de ensino fundamental e médio e atuar como consultor para organizar exposições de outros artistas.

Você também poderá trabalhar em Agências de Marketing e de Publicidade. O leque de possibilidades é bem amplo, como você pode notar.

2. Tatuador

Desenhar sobre a pele tem ganho cada vez mais espaço no mercado brasileiro. A procura por tatuadores só vem crescendo.

tattoos para todos os gostos e preços e um mercado enorme a ser explorado por você.

Quantos dos seus amigos já não lhe falaram que pretendem fazer uma tattoo nos próximos meses? Sem falar os que já possuem pelo menos uma no corpo.

Se você pensa em deixar uma marca “para sempre” na pele do seu cliente, esta profissão pode ser uma opção perfeita.

Vale lembrar que a responsabilidade desse profissional é imensa, afinal tatuadores não usam borracha para apagar um erro, concorda?

Mas não se preocupe! Bons treinamentos e a prática em peles artificiais no início transmitirão toda a segurança de que você precisará. Conseguirá executar seu trabalho e ficar todo orgulho ao finalizar cada tatuagem.

Como tatuador, você pode montar seu próprio estúdio ou trabalhar para terceiros.

Você vai ficar pra lá de feliz quando sua clientela começar a divulgar seu serviço para os amigos e familiares e vai saber como ganhar dinheiro com desenho tatuando.

3. Web Designer

Uma das profissões mais requisitadas nos dias de hoje. Um web designer não deixa de ser um artista.

Cabe a ele criar o projeto gráfico de sites, blogs, banners e outras mídias digitais.

Por esse motivo, pode contar com uma clientela bem vasta, já que a maioria das empresas, atualmente, busca disponibilizar algum tipo de plataforma digital para seus clientes.

Você não atuará diretamente com desenho artístico, mas seus conhecimentos sobre os fundamentos do desenho e de design ajudarão sua equipe.

Você lidará com outros profissionais da criação, por isso é importante que tenha conhecimento do assunto.

4. Modelista

O mundo da moda pode oferecer oportunidades fantásticas para pessoas que desenvolverem suas habilidades artísticas.

Ser modelista implica, além de outras funções, desenhar o modelo de roupa no papel ou em outro meio, fazer as provas e ajustes até entregar o molde para a produção.

Se você procura uma carreira fashion, procure se especializar no assunto antes. Essa profissão pode ser excelente para você que pretende unir sua paixão pelo desenho à moda.

5. Cartunista

O cartunista pode trabalhar com tirinhas para jornais e outras mídias, histórias em quadrinhos (HQ), charges e cartuns.

Esse estilo de desenho não tem a pretensão de representar fielmente a realidade, mas lhe confere uma dose de humor e de sátira.

Também pode trabalhar com animações. Quem não ouviu falar da Turma da Mônica, criada pelo cartunista Maurício de Sousa?

Estudar melhor esse estilo de desenho pode transformá-lo em um cartunista ou mesmo um chargista de sucesso.

6. Caricaturista

Convenhamos, a caricatura fascina todos nós, concorda?

O trabalho desse profissional é preservar a essência do retrato, mas alterando (geralmente salientando), exagerando os elementos que mais se destacam em uma pessoa ou em um personagem.

Você pode trabalhar em casa aceitando encomendas e divulgando seu trabalho nas redes sociais.

Também pode optar para fazer caricaturas ao vivo para convidados de festas de aniversário, de casamento etc, que tanto fazem sucesso.

Experimente, no início, fazer caricaturas de pessoas famosas para abrir as portas para o seu trabalho no mercado. Claro que criar um bom portfólio impresso/digital também facilitará sua vida.

7. Ilustrador

Ilustrações estão em todos os lugares, se você prestar mais atenção ao que lhe cerca. Elas ilustram matérias de jornais, de revistas impressas e eletrônicas, websites e livros.

O campo de atuação é bem vasto para os ilustradores.

Procure conhecer os diversos tipos de ilustração e especialize-se em um ou mais deles. Quem sabe não encontrarei uma ilustra sua no próximo livro que eu ler?

Assim espero!

Ah! Há mercado tanto para ilustrações tradicionais, criadas no nosso velho conhecido papel, como para os amantes das artes digitais.

8. Designer Automotivo

Essa é a profissão perfeita para quem é apaixonado por veículos. Você desenha carros por hobby?

Que tal transformar sua arte em uma profissão rentável? Essa área requer muito conhecimento de design e de ferramentas de criação em 3D, mas nada que não possa ser aprendido.

Há cursos no mercado, geralmente de pós-graduação, para alunos que cursaram design, além de outros pagos, ofertados por empresas na internet.

O mercado de trabalho envolve empresas do ramo, como a Mercedes-Benz, Volkswagem, Ford entre outras.

Além disso, é possível ser um profissional autônomo e trabalhar por projeto para esses fabricantes automotivos.

9. Arquiteto

É uma área com excelentes oportunidades de trabalho. Conheço muitos desenhistas que se tornaram arquitetos, dadas suas habilidades artísticas.

Alguns trabalham com a área de decoração residencial de interiores; outros, projetando espaços para empresas, mas o campo é bem mais amplo.

Exige diploma de bacharel em Arquitetura emitido por uma instituição de ensino superior aprovada pelo MEC.

Para atuar nessa área, você também deve providenciar seu registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da sua região.

10. Empreendedor Digital

Como empreendedor digital na área de desenho, tanto você pode usar seus conhecimentos para criar um curso e vendê-lo no seu site como pode afiliar-se a um produto e ganhar uma comissão cada vez que esse produto for comprado por sua indicação.

E os produtos podem ser criados em formato de e-book, palestras e congressos online até mesmo cursos completos de desenho.

Esta é a área que escolhi dentro do desenho. Indico cursos de alta qualidade aqui no blog que ajudam tanto iniciantes como desenhistas mais experientes a aprimorarem seu traço e a encararem de cabeça erguida o mercado.

11. Professor de Artes

Deixei para falar sobre essa profissão por último porque cada um os profissionais citados nessa lista pode lecionar em instituições de ensino ou mesmo criar seu próprio curso presencial ou a distância.

Nesse caso, a pergunta como ganhar dinheiro com desenho pode ser respondida com certa facilidade, afinal as possibilidades de ensinar o desenho são muitas.

Posso até citar um desenhista chamado Ivan Querino, que se destaca nessa área por ter criado cursos online usando um método que já transformou milhares de pessoas comuns em verdadeiros desenhistas.

E o método funciona mesmo para quem nunca desenhou na vida. Se já funcionou para mais de mil pessoas, certamente funcionará para você também.

Se você quer encarar o desenho como uma profissão, mas não sabe o caminho para executar seus primeiros traços, então clica no botão aqui embaixo para receber o e-book grátis 5 Dicas para Aprender a Desenhar do Zero.

Nesse material, o Ivan ensina por onde começar.

Até a próxima, desenhista, e espero que as dicas deste post sobre como ganhar dinheiro com desenho sejam úteis a você.

Sobre Ângelo Castro

Criou o Trilhas da Arte para contar ao mundo inteiro que qualquer pessoa pode aprender arte. Tornou-se desenhista aos 40, sem ter nenhum dom, acreditando no conhecimento e na persistência.

Visite meu Site
Ver todos os Artigos
Ângelo Castro
Ângelo Castro

Criou o Trilhas da Arte para contar ao mundo inteiro que qualquer pessoa pode aprender arte. Tornou-se desenhista aos 40, sem ter nenhum dom, acreditando no conhecimento e na persistência.

Pin It on Pinterest

Share This

Você Gostou do Conteúdo?

Que tal Compartilhar este Post com seus Amigos!

Quer aperfeiçoar seu traço?

 

 

Receba no seu e-mail dicas e truques grátis sobre desenho